Mercado & Direito Imobiliário

photography of person walking on road
Foto por Leo Cardelli em Pexels.com

Nicholas Merlone

Nosso País se trata de uma nação em que se compartilham várias culturas e práticas, de diversas espécies, de relações sociais a comerciais. Porém, a criatividade do brasileiro permite que as pessoas se reinventem e se adequem às distintas realidades, o que não exclui um preparo e um treinamento para enfrentar determinados assuntos. (revista Visão Jurídica, Mercado Imobiliário)

No quadro do mercado imobiliário, apresentam-se grandes desafios, devendo buscar alternativas e soluções para os impasses que se apresentam. (revista Visão Jurídica, Mercado Imobiliário)

Todavia, segundo a Tendência: “todas essas mazelas não impedem a expansão das operações imobiliárias, e isso porque os bens imóveis, que são o objeto de tais negócios, têm importantes finalidades que vão desde a moradia até o investimento”. (revista Visão Jurídica, Mercado Imobiliário)

Para o advogado ter êxito em suas atividades, deve-se aliar a teoria à prática. Assim, deve-se focar, principalmente, na lei, jurisprudência e doutrina. No âmbito do Direito Imobiliário não se faz diferente. Com critério, deve-se, portanto, na esfera imobiliária, por se tratar de assunto relevante e que impacta a vida de várias pessoas, conhecer bem o direito de posse e de propriedade, no que se refere a determinado imóvel. Além disso, é preciso também conhecer os meandros, as entrelinhas da legislação imobiliária, o que, não raras vezes, levam a dúvidas.

O Direito Imobiliário se trata de ramo jurídico particularmente privado. Isto porque engloba várias relações jurídicas e conflitos de interesse que provêm da propriedade. Tais como pontos registrais, de família e sucessão, de locação e outros. Ou ainda pela forma de somente negociarem os bens que a lei considera imóveis. Assim pode-se dizer que: “o Direito Imobiliário é o direito da coisa em movimento, em interação efetiva”. (Curso de Direito Imobiliário, Hércules Aghiarian, 2015)

Neste momento, não custa lembrar: “O conhecimento sobre direito imobiliário está cada vez mais em pauta, em razão, sobretudo, da grande expansão do mercado imobiliário ocorrida nos últimos anos. Novos instrumentos de investimentos imobiliários foram os grandes propulsores do crescimento do setor.” (Direito Imobiliário, Höhn e Bastida, FGV, 2014)

Finalmente, buscamos soluções que resolvam os negócios dos clientes de modo eficiente e desenvolvido em experiente equipe, com profissionais capacitados e multifacetados. Igualmente, ressaltamos que é preciso estar atento às transformações do mercado, bem como às condições econômicas que o mercado imobiliário necessita.